Já se imaginou dirigindo do lado direto do seu carro, ou ao pegar uma rotatória em sentido anti-horário? Pois bem, muitos países tem este modo de direção e condução no trânsito, confira com a gente, para não entrar em enrascada e saiba a diferença entre a mão inglesa e a mão francesa.
Nós do carro nosso, conferimos as situações de maior alerta e diferença nesta mudança de dirigibilidade dos carros e do trânsito, então confira a seguir.
Mais de 50 países tem costume e legislação de trânsito o que chamamos de direção em mão inglesa, uma direção bem diferente da que estamos acostumados por aqui, na América do sul.
Decerto aqui adotamos a direção francesa.
A mão inglesa consiste em:
- Volantes do lado direto nos carros
- Direção ao lado esquerdo da via
- Ultrapassagem pelo lado direto
- Rotatórias em sentido Anti-horário (Direto para esquerdo)
Enquanto a mão francesa é justamente o contrário
- Volantes localizados ao lado esquerdo nos veículos
- Direção ao lado direto das vias
- Ultrapassagens pelo lado esquerdo
- Rotatórias em sentido Horário (Esquerdo para o Direito)
Países como Irlanda, Tailândia, África do sul, Austrália, índia, Jamaica entre outros que tiveram colonização britânica possuem a mão inglesa como regra de transito.
Mas tem casos como o do Japão onde não tiveram sua colonização pelos britânicos e escolheu por adotar a mão inglesa.
Atenção!
Assim, caso tenha algum desses países como destino, procure conhecer sobre a que para você é uma novidade de legislação no trânsito, com prudência e acompanhado com um nativo de preferência.
Fato curioso né?
Mas que não devemos estranhar a uma diversidade grande no mundo em que vivemos, todas essas diferenças são hábitos e costumes, que tiveram em seu contexto histórico seus motivos.
Por fim, caso ainda esteja curioso ou curioso pelo motivo de existir uma mão francesa e a mão inglesa, temos aqui uma matéria tratando somente desse fato histórico, confira aqui.
Veja também…
Audi A3 SEDAN, 2021, o premium!