Os índices de roubo, furto e de acidentes no trânsito estão cada vez maiores, mas, é possível contar com itens que podem te ajudar em momentos de emergência como é o caso de um rastreador veicular.
Dito isso, entenda melhor sobre o tema a seguir, descobrindo como atua esse rastreador. Mas, afinal, o que é um rastreador veicular?
Em resumo, pode-se definir um rastreador veicular como um aparelho tecnológico que permite localizar um veículo por meio dos sinais de radiofrequência ou geolocalização.
Portanto, isso acontece depois do envio das coordenadas para a central de monitoramento ou pela tecnologia móvel. No geral, o dono do carro tem acesso a essa localização, e em tempo real.
Isso confere uma segurança maior para o motorista, se prevenindo nos casos de furto ou roubo, mas, apesar do nome desse aparelho, rastrear não costuma ser a única função do rastreador veicular.
Assim, a depender do modelo que você adquiriu, o rastreador pode informar a velocidade que o carro estava, cada local que ele passou e outras informações.
Por isso então, antes de comprar o seu, saiba quais são os serviços que ele tem.
Tecnologias disponíveis de rastreador veicular
Hoje em dia, podemos encontrar no mercado dois tipos de tecnologia para os rastreadores veiculares, o GPS/GPRS e a radiofrequência.
Saiba, de início , que em ambas as opções o sinal é enviado para o celular ou para a central de monitoramento.
GPS ou GPRS
A tecnologia de GPS ou GPRS é a mais usada no caso de rastreador veicular, isto é, o GPS automotivo, ademais nesse caso, o equipamento traz consigo uma tecnologia com base em posicionamento global.
Logo, ele usa uma larga rede de satélites a fim de buscar o veículo e enviar esses dados para a central.
Tecnologia de radiofrequência
Por outro lado, também é possível encontrar rastreadores com a tecnologia de radiofrequência, em que trabalha por meio das ondas de rádio.
Ao ser instalado no seu veículo, o aparelho capta os sinais de rede, que são formados por antenas receptoras. Após isso, essas ondas de rádio são enviadas para a central com a localização do veículo.
Rastreador híbrido
Embora as duas formas citadas acima sejam as tecnologias mais usadas, é possível encontrar rastreadores que utilizem ambas as opções, chamados de híbridos.
Com isso, o dispositivo irá alternar a captação dos sinais, utilizando o que for mais preciso para encontrar o carro.
Por que adquirir um rastreador veicular?
Ter um rastreador veicular é muito seguro para o seu carro, pois, como foi dito acima, ele não tem somente a função de localizar o carro.
Outros benefícios desse equipamento é que ele tem um preço acessível, é fácil de instalar (a depender do modelo) e possui assistência 24 horas.
Gostou deste artigo? Então veja também:
CNH sem aulas em autoescola, confira o que muda com o novo projeto de lei!
Sem IPVA ou manutenção durante 24hs, veja a melhor opção para quem não tem carro!
Melhores carros de 2020 para quem quer ser Uber!
Lançamento de pneu feito com óleo de soja impacta o mercado!
Chevrolet Corvette Z06 é leiloado por US$3,6 Milhões, veja!
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?
Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.