É sabido que desde a invenção do motor, a maioria dos carros utiliza combustíveis fósseis para gerar energia e se movimentar, portanto sabia que nem todos os tipos de carros elétricos são iguais?
A gasolina, o combustível da maioria dos carros, vem do petróleo e este, por sua vez, nada mais é do que material orgânico e biológico em decomposição que sofreu com a alta pressão do solo ao longo de milhares de anos ao longo da história geológica do planeta.
No entanto, à medida que a ciência progrediu, a sociedade passou a perceber que o petróleo é uma energia não renovável.
Depois de extrairmos todo o petróleo do planeta, essa matéria não existirá mais e não será substituída com rapidez suficiente.
Com isso em mente, para reduzir o impacto do combustível na atmosfera e reconhecendo que a gasolina é insustentável em vários aspectos, surgiram os carros elétricos e híbridos.
Pensando nisso, para mostrar um pouco sobre como funcionam esses veículos elétricos e híbridos que não usam óleo, separamos alguns modelos que você precisa conhecer.
Confira aqui os tipos de carros elétricos e como funcionam!
O pesadelo dos mecânicos, conheça os carros que mecânicos odeiam.
Tipos de Carros Elétricos e Como Funcionam
Veículo Híbrido (HEV)
Antes de mais nada, é importante ressaltar que os carros híbridos são veículos que utilizam motor a gasolina ou diesel e também motor elétrico.
O motor elétrico pode funcionar de forma independente ou até mesmo em conjunto, dependendo das suas necessidades.
Com isso em mente, é importante ressaltar que nos carros híbridos, a bateria que aciona o motor elétrico dos carros é recarregada tanto pelo motor a combustão quanto pelo próprio processo de frenagem regenerativa.
Por esta razão, este tipo de veículo tem a propriedade de nunca ter que ser realmente carregado por uma fonte de energia externa.
Veículo Elétrico Híbrido Plug-in (PHEV)
O veículo elétrico híbrido plug-in é um tipo de carro elétrico que é uma evolução do híbrido completo.
Tal como o HEV, este veículo possui um motor de combustão interna e um motor elétrico que podem funcionar em conjunto ou funcionar de forma totalmente independente.
Tem uma bateria maior do que um híbrido normal e por esta razão não pode carregar apenas pelo motor de combustão ou por travagem regenerativa.
Portanto, ele deve conectar-se a uma fonte de energia externa para que o veículo faça seu trabalho 100.
Outra diferença em relação ao híbrido tradicional diz respeito às velocidades máximas que podem alcançar-se, que são mais altas nos modelos híbridos plug-in.
Além de uma maior autonomia graças à bateria de maior capacidade.
Economia e tecnologia é a grande aposta do novo nissan kicks 2023, para ser o SUV mais vendido.
Carro híbrido leve (MHEV)
Os carros híbridos leves são veículos novos quando se trata de eletrificação veicular.
Pensando nisso, o sistema híbrido leve utiliza um motor elétrico alimentado por uma pequena bateria que dá suporte ao funcionamento do motor de combustão interna.
Além disso, é importante destacar que o híbrido leve possui uma diferença entre o híbrido completo e o plug-in, já que o híbrido leve não pode trabalhar apenas com energia elétrica.
Isto devido à baixa potência do motor elétrico acoplado à combustão interna. motor. de combustão.
No entanto, este trabalho conjunto leva a um maior desempenho do veículo e menor consumo de combustível.
Veículo Elétrico Puro (EV)
Um carro elétrico é obviamente diferente de um carro híbrido, seja qual for o modelo.
Isso ocorre porque os carros elétricos alimentam-se única e exclusivamente por uma bateria que alimenta um motor elétrico.
Em outras palavras, um carro elétrico, independente da variação de nome ou designação, é um carro que não utiliza motor de combustão interna para poder se locomover.
Esses carros geralmente usam uma bateria de alta tensão que precisa ter carregamento de maneira doméstica normal em pontos de carregamento específicos.
Com um carregador ou até mesmo na tomada da sua casa.
Esses carros geralmente são completamente silenciosos, manobráveis e muito mais fáceis de dirigir.
Veículo Elétrico de Célula de Combustível (FCEV)
Portanto, um veículo elétrico de célula de combustível é um tipo de veículo elétrico que pode efetivamente gerar sua própria fonte de energia para alimentar seu motor.
Em vez de conectar o veículo a um carregador externo para carregar a bateria, esse tipo de veículo utiliza oxigênio do ar e hidrogênio de um tanque para gerar eletricidade em um dispositivo chamado célula de combustível.
Assim, nessa perspectiva, esse modelo é classificado como um carro de emissão zero, onde o resíduo do escapamento é água e não polui em nada o meio ambiente.
Gostou, afinal? Então veja também!
VW Tiguan 2023 – Inovações e tecnologias únicas são os destaques
Uber Eats lança carro totalmente autônomo
Taxa zero pela Toyota na compra do Corolla Cross e Yaris
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?
Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.