Até mesmo o menor dos contados com o pé na embreagem é suficiente para seu funcionamento e se utilizado fora de hora os riscos podem custar caro. Confira a seguir mais sobre o funcionamento da embreagem e os perigos desse habito.
Que atire a primeira pedra quem nunca ficou com o pé no pedal da embreagem em um sinal, ou no engarrafamento esperando o carro da frente sair.
Pois então, são esses momentos que buscamo suporte e apoio no controle da aceleração, mas este pode ser um grande risco aos componentes do carro.
Sendo assim devemos ficar atento a seu funcionamento e utilizar no momento correto.
Como realmente funciona a embreagem ?
Parte fundamental para o funcionamento do carro, a embreagem atua como intermediador nas ações do condutor para o veiculo.
Seu funcionalmente está na conexão,
motor – caixa de cambio – rodas
Quais os reais riscos de manter pé na embreagem ?
Quando em funcionamento o disco de embreagem normalmente já sofre desgaste pois ele atua como receptor da força de rotação do motor. Sendo um suporte para que o cambio agir livremente e assim realizar a mudança de marcha.
Desta forma o uso contaste ocasiona o excesso de desgaste, a diminuição do tempo de vida útil e até mesmo pode levar a quebra do disco de embreagem.
Estima que a vida de um disco de embreagem é de 70 a 80 Km, mas pode ser reduzida em casos extremo para 5 e 10 Km.
A segurança do motorista e dos passageiros podem ser comprometida com esse uso excessivo, podendo por em risco um superaquecimento do sistema de embreagem. O que fara com que o carro não responda aos comando do motorista.
Veredito.
O conforto momentâneo de deixar o pé apoiado no comando de embreagem pode levar a um grande desgaste, até mesmo uma situação de risco muito grave.
Veja Também!
Gosta de adrenalina então venha conhecer o melhor que o dinheiro pode comprar.
Conheça a tag do C6 Bank a tag zero taxa para sempre!
Enfim conheça a historia do primeiro homem a bater 100km/h. Confira é eletrizante.
Deseja ler mais sobre assuntos do mundo automotivo e ficar por dentro das novidades?
Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.