Rodizio SP é suspenso. Entenda as novas regras.

Está suspenso o rodizio de veículos SP. O anuncio foi realizado em 15 de dezembro pela Prefeitura de São Paulo. Confira quais veículos e em quais dias os veículos podem circular normalmente na Grande São Paulo.

Com inicio nesta segunda-feira (26) o rodízio de carros de passeio ficará suspenso até o dia 6 de janeiro de 2023. Assim, na prática, o rodízio voltará a vigorar no dia 9 de janeiro do ano seguinte, uma segunda-feira.

Porém, para veículos com placas de veículos pesados ​​(caminhões) e as demais restrições: ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e MRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento), o rodízio deverá ser feito normalmente, de acordo com a secretaria de Mobilidade e Trânsito.

Rodizio Suspenso – Como Funciona o rodizio em SP 2023?

Quem não mora em São Paulo pode não estar familiarizado com o rodízio, mas fique tranquilo que seu funcionamento é simples, mesmo que pareça confuso.

De acordo com a primeira regra, o final da placa define os dias com e sem Rodízio. O rodízio é válido de segunda a sexta. Na verdade, cada veículo é bloqueado por seis horas em um dia de semana de manhã e no final da tarde (picos de tráfego).

No entanto a partir da segunda-feira (26) o rodízio de carros de passeio ficará suspenso até o dia 6 de janeiro de 2023. Assim, na prática, o rodízio voltará a vigorar no dia 9 de janeiro do ano seguinte, uma segunda-feira.

Horário de rodizio em SP

Portanto, dirigir em locais e horários não permitidos pelas normas do Código de Trânsito Brasileiro constitui infração de grau médio, que acarretará multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na carteira do motorista.

Pela manhã, o rodízio ocorre das 07:00 às 10:00. Dando continuidade no período da tarde e da noite começa às 17h e termina às 20h. Usar as estradas que fazem parte da rotação durante esse período, será multado.

A tabela funciona da seguinte forma:

Dia da semana – Finais de placa com circulação restrita

Segunda-feira –  Placas – 1 e 2

Terça-feira       –  Placas – 3 e 4

Quarta-feira    –  Placas – 5 e 6

Quinta-feira     –  Placas – 7 e 8

Sexta-feira        – Placas – 9 e 0

Quais barros e vias o rodizio funciona em SP

Os principais bairros onde o rodizio e valido são; Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e Tatuapé. Que atende as principais vias do centro e do centro estendido da cidade, como a Marginal Tietê e Pinheiros e parte da Avenida Radial Leste.

Quem possui a isenção do rodízio de carros em SP

As regras de rodízio contemplam algumas categorias de veículos e profissionais isentos das restrições de trânsito. A lista completa, que pode ser consultada no site da CET, inclui médicos, carros PCD e viaturas de serviços públicos e/ou essenciais.

Outros veículos isentos são os carros elétricos e híbridos.

Rodizio de carros em SP: Carros de outras cidades estão isentos?

Sobretudo, veículos com placas de outras cidades não estão isentos de realizar o rodízio na cidade de São Paulo. Independentemente da cidade de origem da placa, qualquer veículo que circule na cidade de São Paulo está sujeito a rodízio, ou seja, caso seja flagrado cometendo a infração, será multado.

Gostou, afinal? Então veja também!

RAM Classic emplaca venda de 1,465 unidades em noite de lançamento

Tesla projeta construir refinaria de lítio usado na bateria de carro elétrico

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Deixe um comentário