A Volkswagen abriu sua segunda fábrica focada em carros elétricos na Alemanha nesta sexta-feira (20) em Emden, no noroeste do país.
A planta da Baixa Saxônia agora se junta à planta de Zwickau no leste e às plantas de Anting e Foshan na China.
A montadora de Emden produzirá inicialmente o modelo ID.4, seu carro elétrico mais popular.
O plano da Volkswagen é organizar uma linha de montagem para o futuro que produzirá 1,2 milhão de veículos elétricos, todos baseados na arquitetura MEB.
Segundo o CEO Ralf Brandstätter, o grupo quer investir 21 bilhões de euros (cerca de R$ 108 mil) na Baixa Saxônia até 2026 e tornar a região o centro da eletromobilidade na Alemanha.
Um milhão de euros (R$ 5,2 milhões) tiveram investimento na conversão da fábrica de Emden, que hoje emprega 8 mil pessoas.
A Volkswagen espera que a fábrica de Emden seja capaz de produzir 800 carros elétricos por dia até o final do ano, dependendo do cenário de semicondutores.
Durante a conversão, foram criados seis pavilhões de produção, bem como cinco pontes de transporte e edifícios logísticos numa área de cerca de 125 m2.
A empresa também organizou treinamento relacionado à produção e recrutou funcionários de Zwickau para preparar a força de trabalho da Emden para o trabalho.
Veja também é grátis e você pode se apaixonar!
Listamos os melhores e mais completos carros com teto solar abaixo de 60 mil, confira.
Tiguan 2023: Volkswagen vem com tudo neste lançamento e promete muita potência!
Conheça os super carros dos jogadores do Flamengo!
Plataforma MEB & Volkswagen carros elétricos
Além do ID.4, a Volkswagen planeja construir então o sedã Aero B sob a base MEB a partir do próximo ano.
O substituto do Passat será fabricado então em Wolfsburg, e outro veículo elétrico, o Trinity, tem programação para sair da linha de montagem a partir de 2026.
O Grupo Volkswagen também pretende assim investir nas fábricas de Braunschweig, Salzgitter e Kassel para melhorar os sistemas de baterias, rotores /estatores e motores elétricos.
Atualmente ID.4, o principal produto da família ID e da plataforma MEB, está sendo desenvolvido, produzido em fábricas em Emden e Zwickau, na Alemanha, e Anting e Foshan, na China.
Uma quinta fábrica terá inauguração neste semestre em Chattanooga, Tennessee (EUA), ademais isso reflete a aposta da Volkswagen na concessionária, que vendeu mais de 30 mil unidades apenas no primeiro trimestre deste ano.
Desde seu lançamento no mercado no início de 2021, o ID.4 se tornou então o veículo elétrico mais popular do Grupo Volkswagen, com 163.000 unidades vendidas.
Gostou, afinal? Então veja também!
Os carros mais raros do mundo, estamos falando dos que você nunca viu!
Carros pequenos e baratos no Brasil, venha conferir os 5 que separamos!
Volkswagen Nivus 2023: Novo SUV da marca alemã chega com tudo!
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?
Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.