Segundo estudo, os carros elétricos perdem autonomia no frio, alguns modelos perdem mais e outros menos, mas nenhum provou resistir ao frio. Confira a lista de carros elétricos publicada e o que achamos dessa polêmica.
Os carros elétricos têm várias vantagens em relação aos carros com motor de combustão interna, mas o último estudo apresenta um grande desafio que as montadoras precisam estar atentas e precisam tentar combater, o frio.
O estudo foi realizado com 7.000 carros elétricos e a empresa responsável Recurrent realizou o estudo com base em 13 modelos de EV (Electric Vehicles). Sendo assim confira a lista completa dos veículos e suas perdas de autonomia, é surpreendente.
Entenda como ocorre a perda de autonomia dos carros elétricos.
É inegável que o comércio de carros elétricos tende a ganhar mais espaço já que os investimentos tecnológicos são destinados a esses veículos, mas um ponto a se observar é sua autonomia.
O estudo mostra que alguns modelos perdem até 35% de sua autonomia em climas frios. No entanto, algumas questões entram em jogo e cada veículo é diferente.
Ou seja, qualquer que seja o carro elétrico que você escolher, ele terá menos quilômetros de autonomia no inverno do que nos meses mais quentes.
Logo, se você mora em uma área em que o frio é comum, é importante ter acesso a mais informações antes de tomar a decisão de qual veículo elétrico comprar.
Segundo o estudo da Recurrent , “A perda de alcance no inverno ocorre por algumas razões. Nós os cobrimos em detalhes em nosso artigo de temperatura quente e fria, mas os dois principais fatores que contribuem são químicos e mecânicos.
Reações químicas e físicas na bateria ocorrem mais lentamente em temperaturas frias. Isso reduz a potência dos EVs. As temperaturas frias inibem as reações químicas e atuam como resistência que retarda os processos físicos.”
Confira os carros elétricos usados no estudo e suas percas de autonomia.
O frio danifica as baterias dos carros elétricos? Não, a bateria não sofre nenhum dano ou complicação quando utilizada em baixas temperaturas, a perda de autonomia ocorre principalmente devido a problemas químicos e físicos da bateria.
Isso porque os veículos elétricos geram seu próprio calor e tendem a não perder ou gerar excesso, o que não é o caso dos carros movido a gasolina. Para que um veículo elétrico possa aquecer o interior de um carro, realmente tem que haver uma fonte que retire a energia da bateria, resultando em um alcance reduzido.
Embora este gráfico dê a certeza da perda de autonomia do carro elétrico, lembre-se sempre de que a autonomia do carro elétrico no mundo real é afetada por muitos fatores e pode não corresponder aos dados do gráfico.
Outro ponto é que no Brasil isso tende não ser uma questão tão relevante já que o estudo foi feito com base em temperaturas que variam de 21° a temperaturas negativas, congelamento, o que acontece pontualmente no Brasil.
Gostou, afinal? Então veja também!
Volkswagen Gol Last edition NFT em dupla homenagem se torna o mais caro vendido na história da montadora.
Vender Upgrade de carro é Justo ? Tesla iniciou e agora há mais fabricantes.
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?
Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.