Hoje vamos falar sobre mitos e verdades no trânsito. Durante a correria do dia fica dificil avaliar tudo que a gente faz enquanto está dirigindo, mas algumas coisas não se pode fazer. Portanto, veja a seguir!
Dirigir sem máscara gera multa?
Com o aumento dos casos da Covid aqui no Brasil e suas variantes, tem rodado mensagens no Whatsapp dizendo que o Detran e a Polícia Militar estariam orientando multar pessoas que estivessem dirigindo ou pilotando sem usar máscaras.
E você acha que isso é verdade?
Na mensagem ainda diz que são 3 pontos na carteira e uma multa no valor de R$128,00.
Mas a verdade é que não tem qualquer obrigatoriedade de dirigir de máscara, a única ressalva dos Órgãos de saúde é caso tenha mais de uma pessoa no carro, fazer o uso da máscara.
Caso você seja motorista de aplicativo, o passageiro deve sentar no banco de trás, ambos com a máscara e também vidros abertos.
Dentre os mitos e verdades no trânsito, assim, dirigir sem máscara não gera multa, logo, é um mito.
E quanto a pilotar descalço, é proibido ou não?
Decerto, não é ilegalpilotar descalço, logo, é um mito.
O único item de segurança que se exige para pilotar é o capacete que tem homologação pelo Inmetro.
Quanto ao calçado, tanto para carro, como para moto, é proibido o uso daqueles que não se firmem nos pés como o famoso chinelo.
Mas, não se indica pilotar moto descalço por conta de acidentes. Assim, o risco de ferimentos no pé aumentam.
Dirigir usando fones de ouvido?
Isso sim é proibido, os fones podem tirar a sua atenção. E no trânsito dirigindo é preciso ficar sempre em alerta com buzinas, sirenes
Portanto, dirigir usando fones de ouvido é ilicito sim, sendo uma verdade!
Animais soltos dentro do carro?
O correto para animais é que eles estejam afivelados ao cinto de segurança pela coleira e em caso de animais de pequeno porte podem estar em bolsas ou naquelas caixas de transporte.
Justamente pois pode tirar a atenção do motorista, o que vai contra o artigo169 do CTB e constitui infração leve com multa de R$ 88,38. Por isso, cuidado!
Por fim, todas essas medidas de proibição são para evitar acidentes de trânsito, pode ter certeza que já ocorreram acidentes fatais por muito pouco.
É fácil se distrair enquanto dirige, por isso devemos tomar os devidos cuidados e estar atento a tudo que acontece dentro e ao redor do nosso veículo.
Veja também!
Sabia que os carros elétricos no século 19 eram os mais rápidos?