Toyota mostra carro híbrido, plug-in, elétrico e a hidrogênio no Brasil

Toyota mostra carro híbrido, plug-in, elétrico e a hidrogênio no Brasil

Montadora japonesa Toyota anuncia compromisso de descarbonização, todavia utiliza diferentes tipos de motorizações em cada mercado com o híbrido.

A transição energética e como ela sofre implementação é uma das grandes questões do momento.

Para explicar um pouco mais sobre sua estratégia e visão nessa área, a Toyota trouxe para o Brasil veículos com as quatro motorizações disponíveis em sua linha.

São estes: híbrido flex, híbrido plug-in, totalmente elétrico e célula a combustível.

Em apresentação na fábrica de Sorocaba (SP), com a presença da InsideEVs Brasil, a Toyota apresentou sua visão sobre a transição energética e os diversos desafios que essa transição traz aqui no Brasil.

De modo geral, a divisão brasileira segue diretrizes globais que vislumbram não apenas uma saída para a eletrificação, mas também a coexistência de diferentes tecnologias de acionamento.

A montadora Toyota entende que o carro elétrico híbrido não é a única solução para a descarbonização, seja no mercado externo ou aqui

Falando no Brasil, a Toyota ainda aposta fortemente nos veículos híbrido e flex atualmente disponível nos modelos Corolla e Corolla Cross.

Onde então a tecnologia inédita no mundo teve desenvolvimento no país e lançada em 2019.

A marca japonesa ressalta que esse tipo de propulsão é indicado para mercados onde ainda existe infraestrutura para veículos elétricos.

💥Confira também os artigos abaixo! É GRÁTIS e você pode se apaixonar! 💥

Os carros mais raros do mundo, estamos falando dos que você nunca viu!

Carros pequenos e baratos no Brasil, venha conferir os 5 que separamos!

Volkswagen Nivus 2023: Novo SUV da marca alemã chega com tudo!

Aliás citando como vantagens do híbrido flex uma redução de emissões de até 70% da fonte à roda em relação a um veículo convencional a gasolina.

No evento, a marca também apresentou um Prius PHEV, a versão híbrida plug-in vendida em alguns mercados globais (no Brasil, o Prius era vendido apenas na versão híbrida convencional).

Com este tipo de propulsão, a vantagem está em uma bateria maior que pode ser carregada na tomada, o que permite percorrer curtas distâncias em modo 100% elétrico.

Ademais também aumenta a autonomia geral, que no caso de um RAV4 PHEV pode ultrapassar 1000km.

E embora nenhum carro elétrico híbrido ainda tenha sido confirmado para o Brasil, pelo menos nesta fase inicial, a Toyota também trouxe para a demonstração um Lexus UX 300e!

Avaliação: Já dirigimos o Lexus UX 300e, o primeiro elétrico da marca

O primeiro veículo totalmente elétrico da marca premium, um SUV com 204 cv e 30,6 kgfm de torque e um alcance de 315 km de carga padrão WLTP.

Por fim, a novidade foi o Toyota Mirai, o primeiro carro produzido em massa da marca japonesa com acionamento por célula de combustível de hidrogênio.

Possui as tecnologias mais recentes da marca, mas sua produção ainda é cara e depende de muitos incentivos para ser rentável, sem contar a necessidade de uma rede de distribuição de hidrogênio.

Sendo assim, o objetivo da marca é mostrar o que já tem em seu portfólio em termos de tecnologia de propulsão.

Este que pode ter oferecimento em cada mercado de acordo com suas especificidades.

Falando em Brasil, ainda vemos esse flex – Os híbridos de combustível serão dominantes por muito tempo, o próximo passo, segundo a Toyota, será feito com os híbridos plug-in.

A marca explica que por uma série de motivos, incluindo a falta de infraestrutura.

E também o perfil mais urbano desses veículos, as montadoras acreditam que ainda não é hora de ser 100% elétrico.

No entanto, o cliente é quem decide, e nesse sentido seria interessante que a marca desse um passo adiante e oferecesse mais opções de powertrain.

Portanto, permitindo ao consumidor escolher o que for mais conveniente para sua realidade.

De fato, em 2025 a montadora japonesa anuncia que todos os seus modelos terão pelo menos uma versão eletrificada.

Sobretudo de uma forma ou de outra, muitas mudanças em direção à eletrificação ocorrerão em breve.

Gostou, afinal? Então veja também!

Confira os melhores carros do ano e o vencedor da Hyundai Ioniq 5!

Carro da Renault é visto na Europa camuflado, veja!

Renault Bigster será um sucesso. Veja agora o motivo!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e além disso ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário